quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Livros online: maravilha ou caos?

             No dia 28 de novembro foi divulgada a seguinte informação no twitter: “380 livros sobre redes sociais, comunicação e web 2.0 para download". Esta lista foi elaborada pelo blogueiro e jornalista Clayton Carlos Torres que é editor do Blog Mídia8 e apresenta títulos em português, inglês e espanhol. Sobre o acesso “livre” a este conteúdo fica uma dúvida: Qual é a fonte dos títulos disponibilizados? Numa busca rápida foi possível observar que alguns estão no site Cultura Acadêmica. Outros, em sites pessoais e outros tantos no ISSUU.
O ISSUU permite a publicação de livros e revistas na internet em formato semelhante ao do papel, ou seja, o de folhear as páginas. Para utilizá-lo, basta se cadastrar e realizar o upload dos arquivos desejados. A pergunta, no entanto é: Qualquer pessoa cria um perfil e faz o upload de um documento eletrônico? Não existe autorização da editora e/ou do autor para o controle daquilo que é disponibilizado no ISSUU? Já é possível, numa busca rápida, sem nenhuma estratégia no GOOGLE, localizar livros em formato pdf e em outras extensões semelhantes de visualização em páginas pouco confiáveis e/ou páginas pessoais.
A título de ilustração, recentemente uma professora solicitou na Biblioteca o livro do autor Mcluhan, Understanding media e o mesmo não estava disponível em sua versão original em inglês fisicamente, na Biblioteca. Numa busca no Google a publicação foi localizada numa página sem nenhuma indicação de fonte, ou seja, como se alguém houvesse digitalizado e disponibilizado o conteúdo. Isto infringe a Lei de Direitos autorais? Pode-se confiar neste documento em pdf?
Diante do exposto, pode-se afirmar que estamos num caos informacional. Os livros e periódicos estão sendo digitalizados e disponibilizados de forma indiscriminada, tornando duvidosa a utilização do conteúdo, uma vez que se encontram hospedados em sites não confiáveis. Fica a pergunta: Como você, usuário da Internet, seleciona uma informação nessa rede?

Nenhum comentário:

Postar um comentário