terça-feira, 18 de outubro de 2011

Famosos embustes digitais: desinformação na internet


O artigo "Lendas urbanas ainda proliferam na internet"   publicado na coluna Digital& Mídia do Jornal O Globo (16/10/2011) alerta para os emails falsos, golpes via SMS, posts fajutos em redes sociais e outros tormentos que ainda proliferam na rede. Este assunto é importante! A cada dia surge um novo modo de usar a internet, explorando suas possibilidades para tirar proveito e enganar as pessoas. Os usuários mais experientes da rede também sofrem com armadilhas. Walter Capanema , advogado e professor, menciona que é um verdadeiro pára-raios de spam. Mas justifica que na verdade é por pura opção, pois é um estudioso do assunto e autor do livro "O spam e as pragas digitais: uma visão jurídico-tecnológica".

Além dos usuários experientes existem aqueles que possuem poucas habilidades com as artimanhas da rede. Acreditam que tudo o que o Google apresenta de resultado, por exemplo, é informação relevante. A dica é sempre: só abrir emails de pessoas conhecidas, não acreditar em promessas, correntes, abaixo-assinados e nunca, nunca mesmo, abrir programas sem ter certeza da origem do mesmo.
As orientações parecem simples, no entanto, segundo o Prof. Walter: "Essas e outras lendas e golpes já circulam há quase 20 anos pela internet, mas sempre se renovam graças aos novatos da rede" que, por pura ingenuidade acabam repassando as mensagens, alimentando os objetivos nocivos dos "spammers". Quatrocantos.com pode ajudar, pois vem identificando, desde 1999, fraudes  que "vagam pela internet".