quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vinte anos depois...

            Pedro Doria nos lembra de que há 20 anos ganhamos a Internet de presente da Rio92. No artigo "A internet BR faz 20 anos", ele menciona as dificuldades de conexão com a Internet e o seleto grupo de pessoas que possuía acesso à rede antes da Rio92. Fala, também, dos diversos pais que a Internet brasileira teve e destaca o papel do Ibase durante este grandioso evento que aconteceu no Brasil em 1992.
            Mas, como surgiu este interesse pela web no Brasil? Acontece que quem vinha para a ECO92 precisava de acesso e, de acordo com Doria (2012)


Estrangeiros no país precisavam de internet. E havia, no Ibase, uma pessoa que sabia montar essa infraestrutura. C. A. [Carlos Afonso] criou um provedor de acesso permanente. Quando a conferência terminou, o Ibase e seu Alternex permitiram que qualquer um, em troca de uma taxa mensal, tivesse sua conta naquela rede misteriosa.

            A web de vinte anos atrás era bem diferente do que conhecemos hoje. Estática, não possuía gráficos e nem som, rodava somente em texto. A interatividade que nos fascina - compartilhar músicas, fazer download de vídeos ou "curtir" uma imagem - não existia! Sobre o que era possível fazer na Internet, destaca o Gopher e a Usenet, esta, de acordo com o jornalista, “uma gigantesca base de fóruns de discussão, a avó do Facebook". Ressalta que “[...] exatamente como hoje, as conversas eram instigantes, emocionadas às vezes, surpreendentemente grosseiras noutras. Algumas coisas, na internet, não mudam”.
            Lembra ainda, que a Embratel "quando percebeu que a internet ficaria grande muito rápido, [...] tentou garantir seu monopólio do acesso", mas já era tarde. Começava também o interesse pela privatização das telecomunicações.
            Doria finaliza o texto afirmando que a Rio+20 não deixou (e nem terá como deixar) uma herança destas...

Veja o texto "A internet BR faz 20 anos", de Pedro Doria. Publicado em 25 jun. 2012 no site do jornal O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário