terça-feira, 29 de outubro de 2013

Novo Espaço de Leitura e Hemeroteca da Biblioteca do CFCH*

A “Biblioteca do CFCH – Periódicos” reabre com nova proposta de ocupação de seu espaço. Depois de um período dedicado a obras em suas instalações e reorganização de toda a coleção de Periódicos, a Biblioteca reabre com várias novidades. Dentre estas, uma área destinada à leitura e ao estudo, que se destaca por atender a uma demanda da comunidade que estuda e trabalha no Campus da Praia Vermelha. 


BT CFCH - Periódicos
Modernização de mobiliário para a área de estudo e aquisição de computadores, com acesso por rede wireless, fazem parte das melhorias introduzidas no local, que também recebeu pintura, reformas em sua infraestrutura de rede elétrica e de informática, além de um novo sistema de refrigeração. Todos os exemplares de periódicos foram movimentados de estantes tradicionais para estantes deslizantes, com o objetivo de reagrupar toda a coleção em uma só área, das duas que ocupava, permitindo, assim, a criação do Espaço de Leitura. Nesta oportunidade, é importante registrar o empenho da equipe que trabalhou na reorganização dos fascículos em sua nova localização, com o todo o zelo e acuidade que o trabalho requereu.

A concepção de uma área para estudo e permanência, no Campus da Praia Vermelha, é um anseio presente, há bastante tempo, entre os alunos que estudam nesse campus. A introdução dessas melhorias na Biblioteca do CFCH representa uma resposta da Universidade a esta demanda. O esforço conjunto da Reitoria da UFRJ, através do Sistema de Bibliotecas e Informação – SiBI, representado por sua coordenadora, Sr.ª Paula Maria Cotta de Mello e da Decania do CFCH, por seu Decano, Prof. Marcelo Macedo Corrêa e Castro possibilitou a concretização desse projeto.

É com muita alegria que abrimos ao público o Espaço de Leitura e Hemeroteca da Praia Vermelha.  Sejam todos bem vindos!
* Texto de Cristina Jardim e Adriana Campos (Coordenadoras da Biblioteca do CFCH)


Matéria relacionada:

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Blog REDAUVI



[...] é um instrumento de difusão informativa e atualização permanente da Rede Iberoamericana de Patrimonio Sonoro e Audiovisual, um projeto de pesquisa no âmbito do CYTED 2013 (Programa Iberoamericano de Ciencia e Tecnología para o Desenvolvimento). REDAUVI pretende integrar inventários e repositórios de arquivos sonoros, audiovisuais e cinematográficos, e suas coleções de fundos documentais. (FEBAB, 2013)


Referência: 
FEBAB. Blog REDAUVI. Facebook, 16 out. 2013. Disponível em: https://www.facebook.com/febab.federacao?ref=stream.  Acesso em: 16 out. 2013.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Os “Mestres de amanhã” hoje nas palavras de Anísio Teixeira*

Em 1963 Anísio Teixeira, no Rio de Janeiro, por ocasião da sessão do Conselho Internacional de Educação para o Ensino proferiu o discurso intitulado “Mestres de amanhã”. Neste texto ele revela os vários desafios dos “mestres de amanhã” e o poder das tecnologias na sala de aula. Deixa claro que se dirige aos mestres do que chama de ensino comum.

Creio, no exame do tema que nos ocupa, que não me cumpre exprimir apenas ansiedades e esperanças a respeito dos mestres de amanhã, mas procurar antecipar, em face das condições e da situação de hoje, o que poderá ser o mestre dos dias vindouros. E entre os mestres buscarei, sobretudo, caracterizar os mestres do ensino comum, do ensino destinado a todos, ou seja, na fase contemporânea, os mestres da escola primária e da escola secundária. (TEIXEIRA, 1963, p. 10, grifo nosso).

Já se passaram 50 anos e o texto nos revela problemas atuais, ou melhor, desafios antigos que neste período ainda não foram superados. Anísio mostra, no trecho abaixo, as várias facetas destes mestres. 

Para isto, ouso pensar, o problema consistiria em formar um mestre, êsse mestre de amanhã, que fôsse um pouco do que já são hoje certos jornalistas de revistas e páginas científicas, um pouco dos chamados por vezes injustamente popularizadores da ciência, um pouco dos cientistas que chegaram a escrever de modo geral e humano sôbre a ciência, um pouco dos autores de enciclopédias e livros de referência e, ao mesmo tempo, mais do que tudo isto. (TEIXEIRA, 1963, p. 17, grifo nosso).

A maravilha deste texto está na sua atualidade, escrito em 1963, mas poderia ter sido escrito em 2013, os desafios ainda são os mesmos. 

Por que não será impossível êste mestre? Porque são extraordinários os recursos tecnológicos que terá para se fazer um mestre da civilização científica, podendo para isto utilizar o cinema como forma descritiva e narrativa e a televisão como forma de acesso a mestres maiores que êle.

O mestre seria algo como um operador dos recursos tecnológicos modernos para a apresentação e o estudo da cultura moderna, e como estaria, assim, rodeado e envolvido pelo equipamento e pela tecnologia produzida pela ciência, não lhe seria difícil ensinar o método e a disciplina intelectual do saber que tudo isso produziu e continua a produzir.

A sua escola de amanhã lembrará muito mais um laboratório, uma oficina, uma estação de televisão do que a escola de ontem e ainda de hoje. Entre as coisas mais antigas, lembrará muito mais uma biblioteca e um museu do que o tradicional edifício de salas de aulas.

E, como intelectual, o mestre de amanhã, nesse aspecto, lembrará muito mais o bibliotecário apaixonado pela sua biblioteca, o conservador de museu apaixonado pelo seu museu e, no sentido mais moderno, o escritor de rádio, de cinema ou de televisão apaixonado pelos seus assuntos, o pIanejador de exposições científicas, do que o antigo mestre-escola a repetir nas cIasses um saber já superado. (TEIXEIRA, 1963, p. 17-18, grifo nosso).

Mestre-bibliotecário, mestre-museólogo, mestre-jornalista, mestre-mestre e muitos outros, mestres são todas as profissões em uma só.


Nossa homenagem ao Dia do Mestre!


TEIXEIRA, Anísio. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.40, n.92, out./dez. 1963. p.10-19. Disponível em: http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/mestres.html. Acesso em: 12 out. 2013.


* Texto de Érica Resende (Bibliotecária do CFCH e Mestre em Educação)

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Vitrine da Memória é premiado no XV CBBD


O XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação pela primeira vez premia os melhores trabalhos nas categorias Artigo Científico, Relato de Experiência e Pôster. 

A Biblioteca do CFCH tem a honra de informar que o trabalho "Vitrine da Memória: divulgação de coleções especiais em meio digital" foi o primeiro colocado na categoria pôster, confirmando assim a importância de iniciativas como esta nas instituições públicas. 
 

Acesse a íntegra do trabalho através do link:
http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1317

E conheça os outros ganhadores:


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Vitrine da memoria v. 2, n. 4, jul.-set. 2013

C
 onsiderando o sucesso da Bienal do Livro 2013, esta edição do Boletim Vitrine da Memória destaca a História do Livro com imagens e obras presentes na Coleção INEP da BT CFCH/UFRJ.
Com a evolução dos suportes da escrita percebemos que, cada vez mais, torna-se necessária a preocupação com a preservação e conservação da informação. A vulnerabilidade e a avalanche de dados que atingem a nossa sociedade são latentes. Antes, o papel era nosso aliado na questão do acesso. Não precisávamos de software para ler um livro. Hoje, com o boom do conteúdo digital, é preciso pensar nas gerações futuras. Como irão acessar os e-PUBs, PDFs,  e tantos outros formatos digitais disponíveis atualmente?