terça-feira, 31 de maio de 2016

Gerenciadores de referências: Mendeley e EndNote


As editoras Elsevier  e a Thomson Reuters oferecem gerenciadores de referências para que os pesquisadores possam salvar suas pesquisas.

A Elsevier disponibiliza o Mendeley, gerenciador totalmente gratuito que permite a inclusão de pesquisas de diversas editoras, o envio de pesquisas de diversas bases de dados além, de possuir opção de destacar e comentar partes dos documentos armazenados. Nesta ferramenta é possível ainda incluir artigos guardados numa pasta local do usuário, em alguns casos, ao importar um pdf, os metadados são cadastrados automaticamente, em outros, é preciso completá-los para que na criação de textos acadêmicos, as citações e referências sejam apresentadas corretamente.

Já a Thomson Reuters, fornece o EndNote Web. Este gerenciador, assim como o Mendeley, permite o envio de pesquisas de diversas bases de dados, o gerenciamento de pastas e ainda gera bibliografias a partir de pastas criadas, opção não encontrada no Mendeley. Porém, para o cadastro no EndNote Web é necessário estar no IP da UFRJ ou com acesso remoto que atualmente é possível através da Intranet daUFRJ.

Mendeley e EndNote Web atuam portanto, no apoio à pesquisa, para a elaboração da revisão de literatura científica e na construção de textos com os plugin's que são instalados no editor de texto.
            
Experimente estes gerenciadores de referências e armazene suas pesquisas para consultas futuras!




Nenhum comentário:

Postar um comentário