Espaço Anísio Teixeira


O acervo doado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos – INEP ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – CFCH/UFRJ, encontra-se organizado na Biblioteca do CFCH – Espaço Anísio Teixeira, no Campus da Praia Vermelha.

É composto de parte da Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE/INEP) e foi transferido para a Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ em 1977, com o apoio financeiro da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).

No ano de 2004, este acervo foi objeto de estudo com o Projeto “Espaço Anísio Teixeira: referência para pesquisa educacional no Brasil”, coordenado pela Profª Drª Libânia Nassif Xavier, com vistas a divulgar o conjunto de livros editados pela CBPE / INEP / MEC, durante os anos 1955-1965. O resultado deste Projeto foi apresentado no III Congresso Brasileiro de História de Educação, 2004 e pode ser consultado nos formatos papel e eletrônico (CD-ROM).

Em 2005, o Projeto “Reestruturação de documentos do acervo da Biblioteca do CFCH – Espaço Anísio Teixeira” recuperou, com recursos da FUJB, 100 volumes identificados pelo “Projeto Espaço Anísio Teixeira: referência para a pesquisa educacional no Brasil”.

No ano de 2007, a coleção foi, mais uma vez, objeto de estudo com o Projeto: O Acervo do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) no Espaço Anísio Teixeira da Biblioteca do CFCH (UFRJ): Proposta de Organização, projeto interinstitucional, uma vez que congrega pesquisadores de três instituições, a saber, PUC/RJ, UFRJ e UFF, no ano de 2006. O resultado deste Projeto foi apresentado no I Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 4 a 6/06/2007.
 
Em 2008, o trabalhoO Acervo INEP na UFRJ: 30 anos ... e muita história pra contar” apresentado no II Seminário Memória, Documentação e Pesquisa: A universidade e os seus lugares de memória – SiBI/UFRJ, relatou as principais características das obras reunidas nessa coleção e sua função social no contexto do acesso à informação em história da educação no Brasil, bem como as etapas para a realização de um trabalho de organização, preservação e indexação de cada item desta coleção.


Contatos:

Bibliotecária responsável: Camila Teixeira
(21)3938 5181
camila.bt@cfch.ufrj.br

Funcionamento: De segunda a sexta-feira, no horário de 10h às 18h.