v. 2, n. 1, Jan.-Fev. 2013

Vitrine da Memória



A principal preocupação da biblioteca universitária no que diz respeito a acervos históricos deve ser, portanto, a responsabilidade de conservar o patrimônio cultural bibliográfico, tornando-o acessível ao público de maneira eficaz e eficiente.
(RODRIGUES, 2006, p. 116)



A BT/CFCH, no Espaço Anísio Teixeira, possui mais de 500 obras raras e/ou especiais
 dos séculos XVIII, XIX e XX. A partir deste acervo riquíssimo, foi elaborado "O negro na
 história do Brasil", tema do primeiro Boletim Vitrine da Memória de 2013. Um recorte
 com fotos e textos no período de transição do Império para a República no Brasil!



"Um homem que, por astucia ou por violencia, se apoderasse da pessoa de outro homem, e que o arrastasse a sua casa ou ao seo campo e a vergastadas o constragesse a trabalhar para si, seria considerado como um salteador, que se devia com urgencia reprimir." (FONSECA, 1887, p. 111)




"A falta de consciencia de que haja algum mal em destruir as raças inferiores ou reduzil-as á escravidão pressuppõe um estado quasi rudimentar das synpathias dos homens e de seu conhecimento dos direitos humanos." (FONSECA, 1887, p. 91)

"Estou cada vez mais convencido, dizia elle, que os grandes males da escravidão são de natureza moral" (FONSECA, 1887, p. 15)




"Quanto mais se foi a noção de direito aperfeiçoando, tanto mais se foi divorciando da instituição servil, com a qual é hoje inteiramente antagonica." (FONSECA, 1887, p. 95)


"No sacerdote o escravo nunca vira senão um homem que o podia comprar; no escravo o padre nunca viu senão a ultima pessoa que lembraria de accusal-o" (FONSECA, 1887, p. 27)





"Hoje a escravidão só é sustentada, mantida e tolerada pelos homens atrasados na evolução moral, juridica e economica e que permanecem em estado de barbarie, não obstante os deslumbrantes fulgores da civilisação."
(FONSECA, 1887, p. 79)

*Fotos de Christiano Jr.




Preparamos uma seleção de Obras Raras e Especiais sobre o tema:


AZEVEDO, Paulo Cesar de Azevedo; LISSOVSKY, Mauricio (Org.). Escravos brasileiros do século XIX na fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex Libris, 1988. 77 p., il.

FONSECA, Luis Anselmo da. A escravidão, o clero e o abolicionismo. Bahia: Imprensa Economica, 1887. 683 p.

MACEDO, Joaquim de. Um passeio na cidade do Rio de Janeiro. Nova edição. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, [18--?]. 362 p. Tomo 1.

MANUAL do subdito fiel ou cartas de um lavrador a sua majestade o Imperador sobre a questão do elemento servil. Rio de Janeiro: Typ. e Lith. de Moreira, Maximo & C., 1884. 143 p.

MORAIS, Alexandre José de. Corographia historica, chronographica, genealogica, nobiliaria e politica do Império do Brasil... Rio de Janeiro: Typographia Americana de José Soares de Pinho, 1859-1863. 5 v.

PAIXÃO, Rodolpho. A inconfidência. Rio de Janeiro: Typ. Leuzinger, 1896. 135 p.

PORTO, M. E. de Campos. Apontamentos para a história da República dos Estados Unidos do Brazil. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1890.

PINHEIRO, Joaquim Caetano Fernadez. Estudos históricos. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1876. 2 tomos.

SAMPAIO, Antonio Gomes de Azevedo. Abolicionismo: considerações geraes do movimento anti-esclavista e sua historia limitada a Jacarehy que foi um centro de acção no norte do Estado de São Paulo. São Paulo: Typ. a Vapor Louzada & Irmão, 1890. 103 p.

Venha consultá-las no
Espaço Anísio Teixeira da BT CFCH/UFRJ!



Visite nosso Catálogo 
ou 
Acesse nossa página sobre Obras Raras





Nenhum comentário:

Postar um comentário