Boletim Vitrine da Memória - v. 6, n. 2, jul.-set. 2017


IMPRENSA NACIONAL:
    Esta edição do boletim Vitrine da Memória, apresenta como tema A Imprensa Nacional. Destacando a Coleção INEP da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e inspirado na obra do autor Oliveira Bello de 1908 — que dá nome a este boletim - traz um apanhado histórico sobre o surgimento da imprensa no Brasil, arrolando livros com tópicos sobre a Impressão Régia, os primeiros jornais produzidos no país, máquinas de produção utilizadas no século XIX, a censura, locais de trabalhos e trabalhadores, entre outros e evidenciando a importância do profissional da imprensa na história brasileira.


Cena do documentário Impressões do Brasil (IMPRESSÕES..., 1987).

    Destaca-se que neste número, o boletim junta-se ao evento “ECOfoto 2017” promovido pela Escola de Comunicação (ECO) e pela Decania do CFCH da UFRJ, em exibição de 23 de agosto a 8 de outubro de 2017 no “Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza”.


Referências
ACHILLES, Aristheu. Liberdades democráticas, liberdade de imprensa: estudos aprovados, com louvor, em congressos de jornalistas. Rio de Janeiro: [s.n.], 1957.

BARROS, Jayme. Evolucion del periodismo en el Brasil. Buenos Aires : [s.n.], 1942.

BELLO, Luis Alves de Oliveira. Imprensa Nacional (Officina official), 1808-1908: apontamentos históricos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1908.

DALE, Edgar. How to read a newspaper. Chicago: Scott, Foresman and Company, c1941.

IMPRESSÕES do Brasil. Produção Sharp do Brasil. Direção geral: Mimito Gomes. Direção, roteiro e texto: Ricardo Carvalho. Coordenação de Jornalismo: Otto Lara Resende. Chefe de Redação (RJ): Cláudio Mello e Souza. [S.l.]: Sharp do Brasil. 1987. 1 videocassete (103 min.). son. , color.

MELO, José Marques de. Sociologia da imprensa brasileira: a implantação. Rio de Janeiro: Vozes, 1973. (Meios de comunicação social, 10).

NASCIMENTO, Luiz do. História da imprensa de Pernambuco (1821-1954). Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1966. 7 v.

PÔRTO, Rubens. O meio na Imprensa Nacional. [Rio de Janeiro]: Imprensa Nacional, 1940.

RIZZINI, Carlos. O livro, o jornal e a tipografia no Brasil, 1500-1822: com um breve estudo geral sobre a informação: meios de comunicação, correio, catequese, ensino, sociedades literárias, maçonaria, etc. Rio de Janeiro: Kosmos, [1946]. (Colecção de temas brasileiros, 4).
     
Galeria de Imagens



*As legendas das imagens utilizadas neste boletim obedeceram a grafia original dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário